A guerra não é Santa

Por Regional 24 Horas em 16/10/2023 às 09:37:17

A ideia de guerra santa está presente em diversas religiões, incluindo o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. No entanto, é importante ressaltar que não existe guerra santa no sentido literal da palavra.

Uma guerra santa é uma guerra que é justificada por motivos religiosos. No entanto, a guerra é sempre um ato de violência, e a violência nunca é justificável do ponto de vista moral.

O cristianismo, por exemplo, ensina que Jesus Cristo pregou a paz e o amor. Ele disse: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mateus 5:44). Portanto, é impossível justificar uma guerra em nome do cristianismo.

O islamismo também ensina que a violência deve ser usada apenas em último caso. O Alcorão diz: "Não há coação na religião" (2:256). Portanto, uma guerra que é forçada sobre as pessoas não pode ser considerada uma guerra santa.

O judaísmo também tem uma longa tradição de paz. O Talmud diz: "O mundo existe por causa do amor" (Avot 5:22). Portanto, uma guerra que é motivada pelo ódio não pode ser considerada uma guerra santa.

Em suma, a ideia de guerra santa é uma contradição em termos. A guerra é sempre um ato de violência, e a violência nunca é justificável do ponto de vista moral. Portanto, não existe guerra santa.

A ideia de guerra santa é uma distorção da mensagem de paz e amor que está presente em todas as religiões. A guerra é sempre um ato de violência, e a violência nunca é justificável.

A guerra é uma tragédia que traz consigo morte, destruição e sofrimento. Ela afeta não apenas os envolvidos no conflito, mas também as pessoas que vivem nas áreas afetadas.

O diálogo é a única forma de resolver os conflitos de forma pacífica e duradoura. O diálogo deve ser baseado no respeito mútuo e na busca de um entendimento comum.

Cada um de nós pode contribuir para acabar com as guerras. Podemos apoiar organizações que trabalham pela paz e pelo diálogo. Podemos também nos informar sobre os conflitos que ocorrem no mundo e pressionar nossos governantes a buscar soluções pacíficas.

É hora de acabar com a ideia de guerra santa. É hora de construir um mundo mais pacífico, baseado no diálogo e no respeito mútuo.

Fonte: Everson Gonçalves

02
03